Compartilhe

AS ALEGRES COMADRES DE WINDSOR, ATO V, Cena I

Um quarto na hospedaria da Jarreteira. Entram Falstaff e a senhora Quickly.

FALSTAFF - Por obséquio, pára com essa tagarelice. Vai! Estou pelo que prometi. Será a terceira vez.
Confio na sorte dos números ímpares. Vai logo. Dizem que os números ímpares são dotados de algo
divino, ou por ocasião do nascimento, ou durante a vida, ou na hora da morte.

QUICKLY - Vou arranjar-vos uma corrente e farei todo o possível para obter um par de chifres.

FALSTAFF - Vai logo, estou mandando. O tempo corre. Levanta a cabeça e trota miudinho.
(Sai a senhora Quickly. Entra Ford.)
Então, mestre Fontes? Mestre Fontes, o negócio será concluído hoje à noite, ou nunca mais. Ide
postar-vos à meia-noite no parque, junto do carvalho de Herne, que haveis de ver coisas miríficas.

FORD - Não estivestes ontem em casa dela, senhor, conforme me dissestes que ficara combinado?

FALSTAFF - Fui à casa dela, mestre Fontes, tal como me vedes: como um velho; mas voltei de lá,
mestre Fontes, como uma pobre velha. Aquele celerado maldito, Ford, o marido dela, está tomado pelo
mais astucioso demônio do ciúme, mestre Fontes, que em qualquer tempo haja dominado um frenético.
Imaginai só! Ele me espancou sem piedade, estando eu disfarçado de mulher; porque sob a aparência de
homem, mestre Fontes, não tenho medo de nenhum Golias com sua acha de Tecelão, por saber que a
vida não é mais do que uma lançadeira. Estou com pressa; vinde comigo; vou contar-vos tudo, mestre
Fontes. Desde o tempo em que eu depenava gansos, gazeava aula e jogava pião, não sabia o que fosse
apanhar; mas soube-o agora. Vinde comigo; vou contar-vos coisas muito interessantes a respeito desse
biltre, o Ford. Mas pretendo vingar-me ainda esta noite e entregar-vos em mãos a mulher dele. Estranhos
acontecimentos estão em perspectiva, mestre Fontes. Vinde comigo.
(Saem.)