Compartilhe

HENRIQUE VIII, ATO V, CENA II

Um corredor que vai dar à Câmara do Conselho. Entra Cranmer; pajens e oficiais, de pé.
CRANMER ­ Penso que não estou nada atrasado. No entanto, o gentil-homem que mandado me foi
pelo Conselho, urgentemente pediu que me apressasse. Quê! Fechado? Que significará tal coisa? Olá!
Quem é que está de guarda?
(Entra o porteiro.)
Conheceis-me?
PORTEIRO ­ Sim, milorde, conheço-vos; mas hoje não vos posso ajudar.
CRANMER ­ Por quê?
PORTEIRO ­ Forçoso será que Vossa Graça aguarde o aviso.
(Entra o Doutor Butts.)
CRANMER ­ Está bem.
BUTTS ­ Em tudo isto há só maldade. Fico contente por haver passado por aqui sem tropeço. O
soberano vai ser logo informado.
CRANMER (à parte) ­ É Butts, o médico do rei. Quando passava, que terrível olhar me dirigiu! O
céu permita que com isso sondado não tivesse minha infelicidade. Com certeza concebido foi tudo Por
pessoas que me têm ódio ­ queira Deus mudar-lhes de todo o coração nunca a malícia provoquei de
ninguém ­ para humilhar-me. Deviam ter vergonha de deixar-me à espera. assim, na porta, um
conselheiro como eles, entre pajens e lacaios! Mas faça-se a vontade deles todos. Paciente, esperarei.
(O rei e Butts aparecem em uma janela, no alto.)
BUTTS ­ A Vossa Graça quero mostrar um quadro muito estranho.
REI HENRIQUE ­ Que quadro, Butts?
BUTTS ­ Decerto Vossa Graça coisa igual não tem visto muitas vezes.
REI HENRIQUE ­ Com a breca! Onde é que há isso?
BUTTS ­ Ali, milorde; o alto posto ali vedes de Sua Graça de Cantuária, de guarda ora postado
diante da porta, entre serventes, pajens e oficiais.
REI HENRIQUE ­ Ah! é certo. É ele mesmo. É assim que eles se acatam mutuamente? É bom que
ainda haja alguém acima deles. Pensei que eles tivessem ainda um pouco de honestidade, ou mesmo
algum resquício de decoro, que não lhes permitisse deixar um homem da posição dele e tão chegado a
nós, numa antecâmara, na expectativa apenas da vontade de Suas Senhorias, como um criado carregado
de embrulhos. Pela Santa Maria, Butts, isso é procedimento de gente sem caráter. Mas deixemo-los;
corramos as cortinas; ainda havemos de ouvir falar sobre isso mais de perto
(Saem.)