Compartilhe

CORIOLANO, ATO IV, Cena III

Estrada real entre Roma e Ântio. Um romano e um volsco se encontram.

ROMANO - Conheço-vos, senhor; como vós também me conheceis. Se não me engano, chamais-vos
Adriano.

VOLSCO - É isso mesmo, senhor. Mas, por minha fé, não me recordo de vós.

ROMANO - Sou de Roma; mas, como vós, trabalho contra os romanos. Reconheceis-me agora?

VOLSCO - Nicanor, não?

ROMANO - Ele mesmo, senhor.

VOLSCO - Tínheis mais barba, quando vos vi pela última vez; mas, pela voz, reavivam-se-me na
memória vossos traços fisionômicos. Que novidades há em Roma? Recebi do governo volsco a
incumbência de procurar-vos lá; poupastes-me um dia de caminho.

ROMANO - Em Roma houve insurreições extraordinárias: o povo contra os senadores, patrícios e
nobres.

VOLSCO - Houve? Então já terminaram? Nossos governantes não pensam desse modo; estão
promovendo enormes preparativos bélicos, esperando surpreender os romanos no maior ardor de suas
dissenções.

ROMANO - As labaredas mais fortes já passaram; mas a menor coisa poderá reavivá-las. Porque os
nobres se apaixonaram a tal ponto com o banimento de Coriolano, que se encontram maduramente
dispostosa retirar todo o poder do povo e privar este para sempre de seus tribunos. É uma brasa debaixo
de cinza, posso afiançar-vos, que se acha quase no ponto de reacender-se com violência.

VOLSCO - Coriolano, banido?

ROMANO - Banido, senhor.

VOLSCO - Com essa notícia, Nicanor, sereis bem-vindo.

ROMANO - A ocasião lhes é propícia. Tenho ouvido dizer que a melhor hora para seduzir uma mulher é
quando ela briga com o marido. Vosso nobre Tulo Aufídio vai sobressair-se nestas guerras, uma vez que
seu grande adversário. Coriolano, ficou sem função em sua pátria.

VOLSCO - Não tem por onde escolher. Considero-me feliz, por vos ter acidentalmente encontrado.
Convosco termina minha missão; com muito prazer vos acompanharei até vossa casa.

ROMANO - Até à hora da ceia vos contarei coisas miríficas dos romanos, tendentes todas para a
felicidade de seus adversários. Estais novamente com um exército em pé de guerra, não é verdade?

VOLSCO - E um exército verdadeiramente real. Os centuriões e seus corpos já se encontram nos
quartéis, a soldo do governo, prontos a marchar com uma hora de aviso.

ROMANO - Alegra-me saber que estão de prontidão, parecendo-me que sou eu o homem que os vai pôr
em movimento. Assim, senhor, dou-vos de coração as boas-vindas e me declaro encantado com vossa
companhia.

VOLSCO - Assim me privais do que me pertence, senhor; sou eu que tenho mais razões para alegrar-me
com a vossa.

ROMANO - Muito bem; sigamos juntos.
(Saem.)