Compartilhe

REI LEAR, ATO IV, Cena V

Um quarto no castelo de Gloster. Entram Regane e Osvaldo.

REGANE - Mas as forças do mano estão em campo?

OSVALDO - Sim, senhora.

REGANE - E ele próprio à frente delas?

OSVALDO - Com muita relutância; vossa mana é melhor combatente.

REGANE - Lorde Edmundo não falou com vosso amo em casa deste?

OSVALDO - Não, senhora.

REGANE - Qual pode ser o assunto da carta dela, então?

OSVALDO - Não sei, senhora.

REGANE - É certeza ter sido enviado em muito séria missão. Foi erro indesculpável deixar Gloster com

vida, após os olhos lhe termos arrancado. Onde aparece levanta os corações, contra nós todos. Edmundo,
quero crer, compadecido de sua dor, foi dar remate logo a sua vida enoitada e, ao mesmo tempo, tentar
saber das forças do inimigo.

OSVALDO - Preciso partir logo, para a carta, senhora, lhe entregar.

REGANE - As nossas tropas partirão amanhã. Fica conosco, pois não há segurança nas estradas.

OSVALDO - Senhora, não é possível; a patroa confia em minha diligência nisso.

REGANE - Qual a necessidade que ela tinha de escrever a Edmundo? Não podíeis transmitir
verbalmente seu recado? Talvez... Alguma coisa... Como posso sabê-lo? Amar-te-ia imensamente se
permitisses que eu abrisse a carta.

OSVALDO - Preferira, senhora...

REGANE - Não ignoro que vossa ama não gosta do marido. Tenho certeza disso. Quando da última vez
ela esteve aqui, lançou estranhos olhares, eloqüentes sobremodo, para o nobre Edmundo. Confidente dela
sei bem que sois.

OSVALDO - Como! Eu, senhora?

REGANE - Sei o que estou dizendo: confidente, tenho certeza disso. Mas sugiro-vos aceitar meu
conselho. Meu marido faleceu; eu e Edmundo já falamos a esse respeito, sendo mais razoável, assim, que
ele me peça a mão, deixando de lado a mana. Deduzi o resto. Se o encontrardes, dai-lhe isto, por
obséquio. E quando conversardes com vossa ama sobre este assunto, peço concitarde-la a readquirir sua
usual prudência. Portanto, passai bem. Se vierdes a encontrar o traidor cego, ganhará muito quem der
cabo dele.

OSVALDO - Oh! Quem dera que o visse! Assim, mostrara de que lado me encontro.

REGANE - Passai bem.
(Saem.)