Compartilhe

Ato IV,Cena II

MACBETH,William Shakespeare,Ato IV,Cena II

Fife; Castelo de Macduff; Entram lady Macduff, seu filho e Ross.

LADY MACDUFF - Que fez, para exilar-se assim de súbito?

ROSS - Precisais ser paciente, nobre dama.

LADY MACDUFF - Ele o não foi; Loucura foi a fuga; quando não pelos atos, pelo medo nos mostramos traidores.

ROSS - Não sabemos se o medo há nisso parte ou só prudência.

LADY MACDUFF - Prudência? Abandonar a esposa e os filhos, a casa, as dignidades, numa parte de onde ele mesmo foge? Não nos ama; não possui coração; A carricinha - dos passarinhos o de menor porte
- em defesa da prole no seu ninho briga com a coruja; O medo é tudo, nada o amor, e a prudência é coisa alguma numa fuga assim fora de propósito.

ROSS - Querida prima, sede moderada, por obséquio, pois vosso esposo é sábio, nobre, sensato e, mais do que nós todos, conhece as injunções do nosso tempo; Não me atrevo a falar mais claramente, mas cruel é o tempo em que traidores somos sem o sabermos, quando ouvimos boatos sobre o que receamos,
sem sabermos o que nos faz ter medo, desgarrados vamos num mar violento e tempestuoso, sem direção alguma; Bem, despeço-me; Dentro de pouco aqui estarei de volta; As coisas, quando o ponto pior atingem, ou aí param, ou de novo sobem para onde antes estavam; Lindo primo, que Deus vos abençoe.

LADY MACDUFF - Ainda tem pai; no entanto, é como se já não tivesse.

ROSS - Revelo-me insensato; se mais tempo ficasse aqui, podia desgraçar-me, sobre prejudicar-vos. Bem, despeço-me definitivamente.
(Sai.)

LADY MACDUFF - Olá, menino, vosso pai está morto; Que destino tereis agora? Como vivereis?

O FILHO - Como os pássaros, mãe.

LADY MACDUFF - Como! De vermes e de mosquitos?

O FILHO - Não; do que encontrar, foi o que eu quis dizer; como eles fazem.

LADY MACDUFF - Pobre bichinho! Nunca terás medo de laço, máquina e armadilha.

O FILHO - Medo por quê? Não foi tudo isso feito para os pássaros pobres; Ainda vive meu paizinho, apesar do que dissestes.

LADY MACDUFF - Não, morreu; Como vais fazer agora para arranjar um pai?

O FILHO - De que maneira fareis, também, para arranjar marido?

LADY MACDUFF - Ora, em qualquer mercado compro vinte.

O FILHO - Então os comprareis para vendê-los?

LADY MACDUFF - Falas com muito espírito e, de fato, bastante para a idade.

O FILHO - Mãe, meu pai foi um traidor?

LADY MACDUFF - Sim, é o que ele foi.

O FILHO - Que é um traidor?

LADY MACDUFF - Ora, é toda pessoa que jura e mente.

O FILHO - Todos os que fazem isso são traidores?

LADY MACDUFF - Quem quer que assim proceda, é traidor e merece ser enforcado.

O FILHO- E precisam ser enforcadas todas as pessoas que juram e mentem?

LADY MACDUFF - Todas.

O FILHO - E quem é que as enforca?

LADY MACDUFF - Ora, os homens de bem.

O FILHO - Então os mentirosos e os que juram não passarão de grande tolos, pois há mentirosos e jurados bastantes para darem nos homens de bem e para os enforcarem.

LADY MACDUFF - Que Deus te ajude agora, macaquinho; Mas, como farás para arranjar outro pai?

O FILHO - Se ele tivesse morrido, haveríeis de chorar a morte dele; Se o não fizésseis, seria sinal certo de que eu logo iria ter novo pai.

LADY MACDUFF - Pobre tagarela, como sabes falar!
(Entra um mensageiro.)

MENSAGEIRO - Formosa dama, Deus vos abençoe; Não sabeis quem eu sou, conquanto eu saiba tudo o que se refere ao vosso estado; Temo que algum perigo esteja prestes a vos tocar; No caso de aceitardes o conselho de um homem tão singelo, não vos deixeis ser encontrada aqui; Fugi com vossos filhos; Estou certo de que, atemorizando-vos, procedo como selvagem; mas ser mais explícito fora crueldade bárbara, que muito perto de vós já se acha; O céu vos guarde; Não me atrevo a ficar aqui mais tempo.
(Sai.)

LADY MACDUFF - Para onde hei de fugir? Nunca fiz mal; Mas agora me ocorre que me encontro neste mundo terreno, onde é louvável fazer o mal, às vezes, e, por vezes, o bem fazer é insânia perigosa; Par que valer-me, então, dessa defesa feminina, dizendo simplesmente que não fiz mal?
(Entram assassinos.)
Que caras serão essas?

ASSASSINO - Onde está vosso esposo?

LADY MACDUFF - Não há de estar, espero-o, em nenhum ponto tão profano que possa ser achado por
tipos como tu.

ASSASSINO - É um traidor.

O FILHO - Mentes, peludo!

ASSASSINO - Como, espécie de Ovo? Filhinho da traição!
(Apunhala-o.)

O FILHO - Ele matou-me, mãe; Fugi, sem demora.
(Morre.)
(Lady Macduff sai gritando "Assassínio!" perseguida pelos assassinos.)