Compartilhe

ATO V, Cena II

MACBETH,William Shakespeare, ATO V, Cena II

Planície perto de Dunsinane; Entram com bandeiras e tambores Menteith, Caithness, Angus, Lennox e soldados

MENTEITH - As forças da Inglaterra já estão perto; Trá-las Malcolm, seu velho tio Siward e o valente Macduff; Arde a vingança neles todos, pois uma causa dessas fará os próprios mortos levantarem-se para o combate atroz e sanguinário.

ANGUS - Decerto vamos encontrá-los perto da floresta de Birnam; vêm por lá.

CAITHNESS - Alguém sabe informar se Donalbain vem com o irmão?

LENNOX - Decerto não, senhor; Possuo a lista da nobreza toda; nela o filho se encontra do bom Siward e muitos outros moços ainda imberbes, que como homens estréiam.

MENTEITH - E, o tirano, que está fazendo?

CAITHNESS - Alenta a resistência do grande Dunsinane; Alguns murmuram que ele está louco; outros, que o odeiam menos, o nome dão de fúria valorosa mas certo é que ele sua natureza desmanchada abarcar já não consegue no cinturão da regra.

ANGUS - Ele ora sente como as mãos se lhe envisgam com seus crimes secretos; A toda hora uma revolta lhe exprobra a deslealdade; Seus soldados não os move o amor; ordens somente cumprem.
Começou a notar que a dignidade do título de rei lhe envolve o corpo como faria a roupa de um gigante a um anão que a roubasse.

MENTEITH - Quem pudera censurar-lhe os sentidos, exaltados por tantos sobressaltos e recuos, quando tudo o que há nele se envergonha por nele se encontrar?

CAITHNESS - Então sigamos para a frente; prestemos a obediência pelo dever imposta; Dirijamo-nos para o médico desta terra doente, e, para restaurarmos nossa pátria, derramemos com ele todo o sangue de nossas veias.

LENNOX - Ou somente quanto bastar para orvalhar a flor bendita e afogar a cizânia parasita.
Marchemos para Birnam.
(Saem marchando.)