Compartilhe

ANTONIO E CLEOPATRA, ATO III, Cena VIII

Planície perto de Actio. Entram César, Tauro, oficiais e outras pessoas.

CÉSAR - Tauro!

TAURO - Senhor?

CÉSAR - Evita choque em terra; não espalhes os homens; não provoques a batalha sem que no mar tenhamos decidido. Atém-te às instruções aqui exaradas. Nossa sorte depende deste lanço. (Saem.) (Entram Antônio e Enobarbo.)

ANTÔNIO - Põe nossos esquadrões naquele lado do monte, olhando o exército de César. Divisamos dali todos os barcos, para agirmos de acordo. (Saem.) (Entra Canídio com sua força de terra, e marcha por um lado da cena; Tauro, tenente de César, marcha pelo outro lado. Depois de passarem, ouve-se o ruído do combate naval.) (Alarma. Volta Enobarbo.)

ENOBARBO - Está tudo perdido! Tudo, tudo! Ver isso é-me impossível. A Antonfada, a capitânia egípcia, juntamente com seus sessenta barcos, vira bordo, pondo-se em fuga. Isso me estraga a vista. (Entra Escoro.)

ESCARO - Deuses e deusas e o concílio inteiro!

ENOBARBO - Por que essa exclamação?

ESCARO - A mais notável porção do mundo vai ficar perdida, por simples ignorância. Entre dois beijos abrimos mão de remos e províncias.

ENOBARBO - E a pugna, como está!

ESCARO - De nossa parte, como a peste, em que a morte é inevitável. A marafona egípcia - possa a lepra levá-la de uma vez! - em plena luta, quando a fortuna, como um par de gêmeos se comportava, mas o nosso um tanto maior, ao parecer, tal como a vaca de Juno, que o tavardo exasperasse, iça velas e foge.

ENOBARBO - Presenciei isso, os olhos me doeram ante esse quadro, sem que suportassem contemplá-lo mais tempo.

ESCARO - Uma vez ela virada a barlavento, a nobre ruína de seu feitiço, Antônio, tatalando suas asas marinhas, como pato no cio, deixa a pugna, no momento culminante, e em pós dela sai fugindo. Jamais vi ato de tamanho opróbrio. A experiência, a coragem, a honra nunca se rebaixaram tanto.

ENOBARBO - Oh céus! Oh céus! (Entra Canídio.)

CANÍDIO - Nossa sorte no mar está sem fôlego e naufraga por modo lamentável. Se nosso general tivesse sido o que ele sabe ser, à maravilha tudo, então, nos correra. Seu exemplo oprobrioso nos serviu de norma, para também fugirmos.

ENOBARBO - Ah! Chegastes a esse ponto? Boa noite, então.

CANÍDIO - Fugiram para o Peloponeso.

ESCARO - Será fácil chegarmos até lá, onde pretendo aguardar o que o tempo nos reserva.

CANÍDIO - Vou entregar a César meus cavalos e todas as legiões. Seis reis a estrada que vai à rendição já me indicaram.

ENOBARBO - Continuarei a acompanhar a sorte mal ferida de Antônio, muito embora se sente contra mim o entendimento na corrente do vento. (Saem.)