Compartilhe

REI LEAR, ATO I, Cena V

Pátio diante do mesmo. Entram Lear, Kent e o bobo.

LEAR - Parti na frente, para Gloster, com estas cartas. Não conteis a minha filha do que sabeis senão o
que ela vos perguntar com relação ao assunto da carta. Se não fordes muito diligente no recado, chegarei
lá primeiro.

KENT - Não dormirei, senhor, enquanto não tiver entregue vossa carta.
(Sai.)

BOBO - Se o homem tivesse o cérebro no calcanhar, não correria o risco de apanhar frieira?

LEAR - Correria, pequeno. BOBO - Então peço-te que fiques alegre, porque o teu espírito não irá andar
de chinelas.

LEAR - Ah, ah, ah!

BOBO - Vais ver como tua outra filha te trata bem, porque embora ela se pareça tanto com esta aqui
como uma maçã silvestre com uma maçã comum, posso dizer o que posso dizer.

LEAR - Que é que podes dizer, pequeno? BOBO - Que ela te vai ser de gosto tão idêntico ao gosto desta
como o de duas maçãs silvestres. Saberás dar-me a razão de termos o nariz no meio do rosto?

LEAR - Não.

BOBO - Ora, é para ficarmos com um olho de cada lado do nariz, a fim de espiarmos o que não
pudermos cheirar.

LEAR - Fui injusto com ela...

BOBO - Sabes como é que a ostra fabrica a valva?

LEAR - Não.

BOBO - Nem eu; mas poderei dizer-te porque o caracol tem casa.

LEAR - Por que é?

BOBO - Ora, é para guardar a cabeça e não a dar às filha ficando, assim, sem ter onde guardar os cornos.

LEAR - Quero esquecer minha natureza. Um pai tão carinhoso! Estão prontos os cavalos?

BOBO - Teus asnos foram procurá-los. A razão por que sete estrelas não são mais de sete é muito
interessante.

LEAR - Não é por não serem oito?

BOBO - Justamente. Darias um excelente bobo.

LEAR - Retomá-lo pela força! Ingratidão monstruosa!

BOBO - Se tu fosses o meu bobo, tio, eu te daria uma sova por teres ficado velho antes do tempo.

LEAR - Como assim?

BOBO - Não devias ter envelhecido antes de ficares sábio.

LEAR - Não quero ficar louco, céu bondoso! Mantém-me o juízo; tudo menos louco!
(Entra um gentil-homem.)
Então, estão prontos os cavalos?

GENTIL-HOMEM - Estão prontos, senhor.

LEAR - Vamos, pequeno.

BOBO - A donzela que rir de mim neste momento, donzela não será, se é certo o que ora avento.
(Saem.)