Compartilhe

ATO I,Cena IV

MACBETH,William Shakespeare,ATO I,Cena IV

Forres
Um quarto no palácio
Fanfarra
Entram Duncan, Malcolm, Donalbain, Lennox e pessoas do séqüito.

DUNCAN - Cawdor já foi executado? Os homens incumbidos do feito já voltaram?

MALCOLM - Meu suserano, ainda não vieram; mas falei com alguém que o viu morrer, que me disse haver ele confessado francamente as traições, pedido a Vossa Grandeza lhe perdoasse e revelado grande arrependimento; nada em vida tanto o ornou como o modo de deixá-la; morreu tal como se estudado houvesse como na hora da morte desfazer-se do mais precioso bem, como se fosse de somenos valor.

DUNCAN - Não existe arte que ensine a ler no rosto as feições da alma; era um fidalgo em quem depositava absoluta confiança.
(Entram Macbeth, Banquo, Ross e Angus.)
Ó digno primo! Neste instante pesava-me o pecado de minha ingratidão; tão na dianteira te achas agora,
que as mais lestes asas da recompensa se revelam tardas demais para alcançar-te; quem me dera que teus
méritos fossem mais modestos, porque estivesse em mim a conta certa dos agradecimentos e da paga! Só
me resta dizer-te que mereces mais, muito mais do que as mais ricas messes.

MACBETH - O serviço e a lealdade que vos devo por si mesmos se pagam, competindo tão-somente a
Vossa Honra contar sempre com nossa obrigação, consistindo esta em bem servir o trono, o Estado, os
filhos e os servidores, que só fazem quanto devem fazendo tudo quanto podem com relação a vosso amor
e glória.

DUNCAN - Sê bem-vindo; a plantar-te comecei; hei de esforçar-me, assim, para que alcances
crescimento completo Nobre Banquo, que menos não fizeste e cujos feitos ficar não devem menos
conhecidos: permite que te abrace e aperte muito de encontro ao coração.

BANQUO - Se em tal terreno eu me der bem, vossa será a colheita.

DUNCAN - As minhas abundantes alegrias, ébrias de plenitude, ora procuram ocultar-se nas togas da
tristeza; Filhos, parentes, thanes, e vós outros que vos achais mais próximos: sabei que reforçar queremos
nosso Estado em nosso primogênito Malcolm a quem nomeamos doravante príncipe de Cumberlândia.
Mas não há de essa honra a ele somente orna; Não; como estrelas, títulos brilharão de alta nobreza sobre
quem merecer(A Macbeth.) Daqui sigamos para Inverness, a fim de que se dobrem minhas obrigações
para convosco.

MACBETH - Trabalho será o ócio que em proveito vosso não for usado; Eu mesmo quero ser o aposentador de Vossa Alteza, para que jubilosos os ouvidos deixe de minha esposa com a notícia de que
em breve estareis em nossa casa. assim, despeço-me.

DUNCAN - Meu digno Cawdor!

MACBETH (à parte) - Já príncipe de Cumberlândia! É escolho que ao mar me joga, se eu não abrir o olho; Estrelas, escondei a luz jucunda, para que a escuridão não veja funda de meus negros anseios! Que na frente da mão o olho se feche prestesmente; mas que se concretize o que, acabado, faça o olho
estremecer de horrorizado.
(Sai.)

DUNCAN - É certo, digno Banquo; é mui valente dos elogios dele me alimento; são para mim banquete; Acompanhemo-lo, o zelo dele vai na nossa frente para nos preparar o acolhimento, no há parente igual. (Fanfarras, Saem.)