Compartilhe

AS ALEGRES COMADRES DE WINDSOR, ATO IV, Cena VI

Outro quarto na hospedaria da Jarreteira. Entram Fenton e o estalajadeiro.

ESTALAJADEIRO - Não faleis comigo, mestre Fenton; estou desanimado e disposto a abandonar tudo.

FENTON - Entanto, ouvi-me. Vinde em meu auxílio, e à fé de gentil-homem, recompenso-vos com mil
libras a mais do que perdestes.

ESTALAJADEIRO - Vou ouvir-vos, mestre Fenton. Quando nada, saberei guardar segredo.

FENTON - Mais de uma vez já vos falei de tudo que sinto pela bela Aninha Page, que corresponde ao
meu sincero afeto - tanto quanto depende dela própria - como eu desejaria. Esta missiva que ela me
enviou vos deixará pasmado. Liga-se de tal modo o meu assunto com a brincadeira de que aqui se trata,
que impossível será falar de um caso, sem revelar-vos o outro, O gordanchudo Falstaff em tudo tem
papel saliente. Por aqui ficareis sabendo de outras particularidades.
(Mostra-lhe a carta.)
Ora ouvi-me, meu estalajadeiro. No carvalho de Herne, entre a meia-noite de hoje e uma hora, vai a
minha doce Ana apresentar-se qual rainha das fadas. Enquanto outros levam adiante a brincadeira em
curso, deve ela, assim vestida e por mandado do próprio pai, fugir com mestre Slender e, sem demora,
com ele dirigir-se a Éton e lá casarem. Concordou. Ora, senhor, a mãe dela, que sempre foi contrária a
esse enlace e reforça o doutor Caius em suas pretensões, pretende que este fuja também com ela,
enquanto os outros convidados distraídos estiverem na mascarada. O deão, para isso, fica prestes em
casa, a fim de desposá-los. Fingindo concordar com todo o enredo da mãe, ela ao doutor deu a palavra.
Estão agora neste ponto as coisas: quer o pai que de branco ela se vista, para que Slender, na ocasião
propícia, possa diferenciá-la, a mão lhe pegue e lhe diga que o siga. Ao mesmo tempo a mãe, porque o
doutor a reconheça - pois todos deverão estar de máscaras e fantasiados - quer que seja verde seu vestido
flutuante e mui garrido, e que fitas lhe caiam da cabeça, devendo, então, a mão o doutor Caius
beliscar-lhe no instante mais azado. A esse sinal, consente ela em segui-lo.

ESTALAJADEIRO - E a quem pretende ela enganar, o pai ou a mãe?

FENTON - A ambos, meu caro, e a se evadir comigo. E agora, o principal: só falta obterdes que o pároco
na igreja nos espere entre doze horas e uma, a fim de unir-nos os corações com as cerimônias todas de
um enlace legal e sacrossanto.

ESTALAJADEIRO - Ponde em execução o vosso plano. Vou procurar o pároco. Se a noiva conseguirdes
levar, achareis padre.

FENTON - Ser-te-ei reconhecido para sempre, além de dar-te logo um bom presente.
(Saem.)