Compartilhe

ANTONIO E CLEOPATRA, ATO II, Cena III

O mesmo. Um quarto em casa de César. Entram César e Antônio; entre eles, Otávia; criados.

ANTÔNIO - O mundo e meu dever, algumas vezes de vossos braços me farão ausente.

OTÁVIA - Todo esse tempo, então, diante dos deuses hão de dobrar-se meus joelhos, para pedir por vosso bem.

ANTÔNIO - Senhor, boa noite. Minha Otávia, não leias meus defeitos nos rumores do mundo. Não me tenho mantido na medida; doravante, porém, tudo farei conforme a regra. Boa noite, cara esposa.

OTÁVIA - Boa noite, meu senhor.

CÉSAR - Boa noite. (Saem César e Otávia.) (Entra o adivinho.)

ANTÔNIO - Então, maroto, retornar quiséreis agora para o Egito?

ADIVINHO - Melhor fora que eu de lá não me houvesse retirado, nem vós daqui.

ANTÔNIO - Vossas razões, se as tendes?

ADIVINHO - No meu íntimo as vejo, não as trago, por enquanto, na língua. Mas depressa retornai para o Egito.

ANTÔNIO - Revelai-me quem há de ter mais elevada sorte: César ou eu?

ADIVINHO - Ah! César. Por isso mesmo, Antônio, não prossigas ao lado dele. Teu demônio - o espírito, digo, que te protege - é corajoso, nobre, alto, incomparável, quando perto não se encontra o de César. Mas quando ele se aproxima do teu, este se mostra tomado de pavor, como vencido. Assim, deixa que entre ambos vós espaço bastante se interponha.

ANTÔNIO - Não me tornes a falar nisso.

ADIVINHO - A mais ninguém eu falo; só quando estamos sós. Se te empenhares com ele em qualquer jogo, não há dúvida de que a perder virás. Naturalmente tem mais sorte que tu, vindo a vencer-te contra quaisquer vantagens que possuas. Teu espírito, tomo a prevenir-te, dirige-te com medo junto dele; longe dele, porém, volta a ser nobre.

ANTÔNIO - Podes te retirar. Dize a Ventídio que desejo falar-lhe. (Sai o adivinho.) Para a Pártia terá de seguir logo... Seja acaso, seja por meio de arte, falou certo. Os próprios dados lhe obedecem sempre; em nossas justas minha habilidade ao lance acidental se dobra dele; se tiramos a sorte, ganha sempre; meus galos sempre perdem para os dele, a despeito de todos os prognósticos, e sua codorniz bate na rinha sempre a minha, apesar das desvantagens. Vou voltar para o Egito. Muito embora tenha levado a cabo o casamento para ter paz, no Oriente é que se encontra toda minha ventura. (Entra Ventídio.) Oh! vinde logo, Ventídio! Seguireis já para a Pártia. Está pronta a ordem; vinde recebê-la. (Saem.)