Compartilhe

ANTONIO E CLEOPATRA, ATO III, Cena III

Alexandria. Um quarto no palácio. Entram Cleópatra, Charmian, Iras e Alexas. CLEÓPATRA - Onde está o homem? ALEXAS - Não quer vir; tem medo. CLEÓPATRA - Vai, vai buscá-lo. (Entra o mensageiro.) Vinde aqui, senhor.

ALEXAS - Bondosa Alteza, Herodes da Judéia a olhar-vos não se atreve senão quando vos achais bem disposta.

CLEÓPATRA - É meu desejo vir a ter a cabeça desse Herodes. Mas para quem hei de pedi-la, estando de lá ausente Antônio? Isso, aproxima-te.

MENSAGEIRO - Graciosa majestade!

CLEÓPATRA - Viste Otávia?

MENSAGEIRO - Vi, sim, rainha venerável.

CLEÓPATRA - Onde?

MENSAGEIRO - Senhora, em Roma. Contemplei-lhe o rosto e vi-a entre o irmão dela e Marco Antônio.

CLEÓPATRA - É tão alta quanto eu?

MENSAGEIRO - Não é, senhora.

CLEÓPATRA - Falar a ouviste? Fala baixo ou alto?

MENSAGEIRO - Ouvi, sim; fala baixo.

CLEÔPATRA - É mau indício; ele não a amará por muito tempo.

MENSAGEIRO - Como! Amá-la? Oh, por Ísis! Impossível.

CLEÓPATRA - É também o que eu penso. Charmian, fala sossegada e é baixota. E sua marcha, revela majestade? Pensa nisso, se é que já contemplaste majestade.

MENSAGEIRO - Ela se arrasta, tanto faz mover-se como ficar parada, é a mesma coisa. Parece mais cadáver do que gente, estátua pura, não dotada de alma.

CLEÓPATRA - Estais seguro disso?

MENSAGEIRO - Salvo se olhos eu não tiver.

CHARMIAN - Não temos três pessoas no Egito que melhor observar saibam.

CLEÓPATRA - Ele sabe o que diz, estou notando. Então ela carece de atrativos. Este homem sabe ajuizar as coisas.

CHARMIAN - Otimamente.

CLEÓPATRA - E a idade dela? Quantos anos terá?

MENSAGEIRO - Ela era viúva, minha senhora.

CLEÓPATRA - Charmian, escuta: viúva!

MENSAGEIRO - Penso que tem trinta anos.

CLEÓPATRA - E o feitio do rosto, ainda te lembras? É redondo ou alongado?

MENSAGEIRO - Oh! bem redondo; chega a ser defeituosa.

CLEÓPATRA - A maior parte das pessoas assim são abobadas. E de que cor são os cabelos dela?

MENSAGEIRO - Senhora, escura, e tem tão baixa fronte quanto ela própria desejar pudera.

CLEÓPATRA - Recebe este ouro. A mal levar não deves minha aspereza de antes. Tenho idéia de encarregar-te novamente disso, pois vejo que dás conta do recado. Vai preparar-te. As cartas estão prontas. (Sai o mensageiro.)

CHARMIAN - É um sujeito capaz.

CLEÓPATRA - Muito, realmente. Pesa-me, agora, tê-lo molestado. Por sua descrição essa criatura não vale grande coisa.

CHARMIAN - Nada, nada, minha senhora.

CLEÓPATRA - Ele já viu, decerto, majestade, sabendo, porventura...

CHARMIAN - Se já viu majestade? Isis me ampare! Servindo-vos aqui há tanto tempo?

CLEÓPATRA - Tenho uma coisa ainda a perguntar-lhe, boa Charmian. Mas isso pouco importa. Leva-o para onde eu vou fazer as cartas. Talvez ainda conciliemos tudo.

CHARMIAN - Garanto-vos, senhora. (Saem.)